A QUEM INTERESSA A DIVISÃO DA CATEGORIA?

Na quarta-feira, 27 de março, sindicatos da Intercel e representantes da direção da Celesc se reuniram para mais uma rodada de negociação da PLR 2024. A reunião iniciou com a apresentação, pela empresa, de um Resumo Histórico do Processo de Negociação da PLR – sob a afirmação de que haveria necessidade de alinhar conceitos. Durante a apresentação ficou claro o objetivo da Celesc: dividir a categoria.

Não é de hoje que representantes da empresa têm demonstrado essa intenção e durante a discussão sobre a distribuição da PLR 2024 não foi diferente. A Intercel enfatizou que qualquer proposta de divisão será rejeitada e aproveitou para destacar a necessidade de avanços na questão da linearidade, que há muito tempo está estacionada numa distribuição 60% linear e 40% proporcional ao salário. Além da defesa da PLR distribuída de forma 100% linear, os sindicatos elencaram outros pontos no qual buscamos melhorias, todos contidos na proposta enviada è empresa em dezembro.

Enquanto a empresa argumenta que um dos motivos de recusa em avançar na linearidade é que nenhuma empresa do setor distribuiria a PLR 100% linear, a Intercel enfatizou que a Celesc hoje é referência no setor elétrico e deveria inovar nesse sentido. Além disso, lembrou que, até 2022, a Copel fazia a distribuição 100% linear da PLR a seus trabalhadores, e que essa situação mudou, não por coincidência, após da privatização da companhia.

Até o momento, a empresa não apresentou contraproposta ao Acordo de PLR 2024. A Intercel, por sua vez, cobrou que seja marcada o mais breve possível nova rodada de negociação, deixando claro que propostas dividindo a categoria serão prontamente rejeitadas.