A presença da Matéria

Compartilhe este conteúdo

Leandro Serpa

O dirigente do Sinergia Leandro Serpa, trabalhador da CEREJ, em Tijucas, expõe, de 31 de janeiro a 18 de fevereiro, parte de suas obras no Hall do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. O título da exposição é ‘A Presença da Matéria’. Leandro explica, abaixo, suas inspirações para a exposição – cuja visitação é gratuita.

“A série ‘A Presença da Matéria’, produzida entre os anos de 2014 e 2021, parte da pesquisa que realizo com a monotipia desde 2007. Preocupado com a busca de uma marca e uma cor própria, passo a investigar pigmentos e tingidores naturais, fato que modifica a minha forma de criar e atuar como artista.

A atual série traz consigo a marca de uma investigação desdobrada sobre o uso de pigmentos e tingidores naturais e a justaposição entre processos gráficos, como por exemplo a xilogravura e a monotipia com a pintura. É o início de um processo que pretendo alongar e aprofundar visando a busca de uma particularidade de cor e textura que se manifestam nas pesquisas de materiais naturais e alternativos ao meio da Arte que venho realizando.

As obras da série ‘A Presença da Matéria’ são peças de uma pesquisa em acontecimento que visa aproximar o
artista de seu tempo, de sua matéria, e a Arte de seu público, construindo uma relação de proximidade, afeto
e tato; marcas que possam ser percebidas pelo olho, mas também pelo olfato e pelo intelecto”.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *