89 anos depois de Antonieta de Barros, outra mulher preta assume como deputada na Alesc

A professora Vanessa da Rosa assume o posto como suplente do também petista Padre Pedro, em licença por 30 dias

Na última quinta-feira, 19 de outubro, Vanessa da Rosa tomou posse no cargo de Deputada Estadual em marcante cerimônia na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Isso porque a professora é a segunda mulher negra a ocupar o cargo, mesmo que provisoriamente (durante afastamento do Deputado Padre Pedro Baldissera). Antes dela, somente a primeira mulher negra a assumir um cargo político no Brasil: Maria Antonieta de Barros. Reflexo da cultura patriarcal e racista reproduzidas principalmente no estado de SC.

Em entrevista para o jornal Linha Viva, a deputada ressaltou a posse como um ato simbólico muito importante para o Estado de Santa Catarina. “Principalmente para as mulheres negras de SC e do Brasil, porque somos um número mínimo nas Assembleias Legislativas do nosso país. Temos 18% de mulheres nas Assembleias e, desses 18%, só 7% são mulheres negras, ainda que o número tenha aumentado, mas até o ano passado éramos só 2%. Nós precisamos dessa representatividade”.

Muito feliz por contribuir com a história de SC, Vanessa sente que, com sua agenda direcionada a política feminista, antirracista e das causas LGBTI+, ela potencializa as mulheres a ocuparem cargos de poder: “O Parlamento brasileiro é um espaço extremamente machista e branco e a gente precisa mudar essa história. É importante que estejamos nos espaços de decisão, porque o nosso olhar para as causas das mulheres é diferente do olhar do homem, nós temos o lugar de fala, e temos o direito de estar nesses espaços”.

[Fotos e informações: Instagram da Deputada Estadual Vanessa da Rosa e do Deputado Federal Pedro Uczai]