35 anos do Jornal Linha Viva – Jornalistas que assinaram o Linha Viva se reuniram em Florianópolis para comemorar os 35 anos do Jornal

Jornalistas que fundaram e assinaram o Linha Viva nestes 35 anos de história se reuniram na sede do Sinergia, na última quinta-feira, 2 de março, para comemorar os 35 anos do Jornal.

Gastão Cassel, idealizador do projeto do LV no final de 1987, contou histórias de como surgiu a ideia do jornal, que anteriormente era um informativo, na sede do Sinergia na antiga sala comercial no edifício Dias Velho. Gastão também exaltou que o Sinergia foi pioneiro e um dos primeiros sindicatos da região a investir a fundo em comunicação.

Já Alessandra Mathyas, que assinou o periódico como jornalista responsável entre 1997 e 2001, destacou que o contato com o setor elétrico a ensinou muito e abriu portas para novos projetos. Hoje Alessandra atua com projetos de comunicação de organizações ligadas a fontes de energias renováveis em Brasília e em Palmas, no Tocantins.

Cristina Scomazzon, jornalista que assinou o LV por mais de duas décadas, também esteve presente, e lembrou emocionada de diversos momentos de lutas da categoria, que foram traduzidos em matérias para o periódico.

Foi um encontro para relembrar com muito carinho e saudade diversos fatos marcantes na história do LV. O saudoso cartunista Frank Maia, que muitas vezes deu vida ao boneco Urbaninho (criação da jornalista Zezé Mello), também foi lembrado no encontro.

Participaram da reunião festiva, também, funcionários e dirigentes do Sinergia, militantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), o presidente da CTB/SC (Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil), Mateus Graoske Mendes, a presidenta do PCdoB Florianópolis, Anderlize Abreu, e o ex-deputado federal e ex-dirigente do Sinergia, Mauro Passos.