25º Grito dos/das Excluídas/Excluídos: 7 de setembro de 2019

Grito das/dos Excluídas/Excluídos 2019: O tema deste ano faz referência aos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho. Traz também uma reflexão sobre a busca do lucro em detrimento da vida e do meio ambiente. O ato será dividido nas seguintes alas: direitos sociais, direitos humanos e segurança pública, meio ambiente e democracia. Participarão do Gritos dos Excluídos em várias cidades, movimentos sociais, sindicatos, pastorais e coletivos, principalmente os de juventude de periferia.

As alas denunciarão não somente a falta de políticas públicas, mas também a violência contra população periférica, principalmente, jovens e negros; a violência contra a mulher; e fará defesa da democracia, ameaçada na atualidade por discurso de apologia a tortura. O “Grito dos Excluídos” foi idealizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A primeira manifestação aconteceu em 1995.

Ocorre ao longo da Semana da Pátria, para questionar o quão de fato somos um país liberto. Tem como objetivo denunciar exclusões, os mecanismos e propor alternativas inclusivas. Em Santa Catarina, estão previstos atos do Grito dos Excluídos no dia 7 de setembro, nas cidades de Blumenau, Joinville e Florianópolis. Participe!