UVESC aprova moção em defesa das agências regionais

Sindicatos da Intercel fazem defesa da Celesc Pública a 300 vereadores catarinenses

Sindicatos que compõem a Intercel fizeram a defesa da Celesc Pública no Encontro Estadual de Vereadores, evento promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina. O encontro aconteceu em Florianópolis, na última quinta-feira, 28, e reuniu cerca de 300 vereadores de diversas regiões do estado. Além da fala no auditório, para todos os parlamentares presentes, os Sindicatos também fizeram conversas em pequenos grupos, alertando da importância da Celesc Pública e da qualidade do corpo funcional da empresa.

Foram apresentados dados relativos à concessionárias de energia privadas e comparados com os números da Celesc, que têm sido mais positivos ao consumidor do que aquelas empresas que já foram privatizadas. Os sindicatos também ouviram reclamações dos vereadores por conta da reestruturação da Celesc, que prevê o fechamento de oito das atuais 16 Agências Regionais espalhadas por Santa Catarina.

A preocupação de boa parte dos vereadores é de que a tomada de decisão sobre investimentos, melhorias e problemas na rede se dará mais longe de seus municípios – o que prejudica sua autonomia – e acontecerá de forma mais burocrática e demorada, causando prejuízos nos atendimentos aos consumidores.

Ao final do encontro, os cerca de 300 vereadores aprovaram por maioria – houve apenas um voto contrário – uma moção pedindo ao governador do estado, ao presidente da Celesc e aos deputados federais e estaduais a reconsideração da reestruturação da empresa, o diálogo com a população e a manutenção das atuais 16 Agências Regionais da Celesc.