Tribuna Livre: Celesc é grande por conta da sua força de trabalho

Por Viviani Bleyer Remor, socióloga, trabalhadora aposentada da Celesc e ex-dirigente do Sinergia

Recebi imagens e vídeos da luta dos meus companheiros aposentados da Celesc, companheiros de uma vida inteira que fizeram dessa empresa a empresa grande e forte que ela é: pujante, poderosa e vencedora.

Companheiros que trouxeram para essa empresa a grande maioria destas pessoas que hoje estão na ativa, com a nossa luta junto ao sindicato, com a nossa reivindicação de qualidade de serviço. Vi nas imagens o prédio onde eu passei os últimos vinte e cinco anos da minha vida.

Desde 1990 eu trabalhava na Administração Central. Como a maioria dos empregados que estão aposentados hoje, nós não vimos os nossos filhos crescerem porque nós dávamos o nosso trabalho, vendíamos a nossa força de trabalho para a empresa. E que dor agora ver que estão de novo, gente de fora e também gente de dentro – o que é muito triste -, querendo jogar trabalhadores, aposentados e mais antigos, contra os novos e vice-versa.

A velha tática do neoliberalismo, a velha tática daqueles que defendem a nova política são tão velhos quanto ela. Aquela política suja, mentirosa, que joga um contra o outro. Não podemos nos entregar, temos que resistir até o final.

Infelizmente não pude estar na Administração Central na última quinta-feira por conta de uma intervenção médica de pequeno porte que me impediu de estar presente, mas estou com o meu coração e todas as minhas forças junto com vocês.

Olhando as imagens, vendo que chamaram a polícia para impedir a luta dos guerreiros trabalhadores, dos eletricistas, dos atendentes, dos técnicos, do pessoal administrativo que estiveram na ponta todos os dias ao longo desse tempo, faça chuva, sol, temporal ou qualquer outra calamidade climática, lutando por essa empresa forte e firme, sendo tratados como lixo e como bandidos.

A polícia deveria ser chamada para aqueles que nos tratam com descaso, que nos tratam com desdém, que nos tratam como lixo. Nós somos gente e se a empresa é grande e forte, é porque nós lutamos por ela. A empresa é grande porque junto com a nossa luta e a nossa garra nós trouxemos novos trabalhadores para compor essa força de trabalho. Celesc pública sempre, nenhum direito a menos e ninguém solta a mão de ninguém!

Em tempo: cadê a responsabilidade social da Celesc? A primeira responsabilidade é com seus trabalhadores, os que estão atuando, os que já saíram e todos os que fazem essa empresa forte!