Sinergia participa do XXXVI Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/SC

Da luta pela terra, da solidariedade de classe à transformação social do ser humano

Nos dias 23 a 25 de fevereiro aconteceu em Fraiburgo, na Escola Agrícola 25 de Maio, o 36° Encontro Estadual do MST/SC. O Sinergia participou com dois diretores (Mário Jorge Maia e Carlos Alberto de Souza) e uma diretora (Cecy Marimon).

Diversas outras entidades estavam presentes, como também deputados federais e estaduais como Pedro Uczai (PT), Ana Paula Lima (PT), Padre Pedro Baldissera (PT) e Marcos José Abreu, o Marquito (PSOL). O Sinergia aproveitou para solicitar o compromisso dos deputados federais e estaduais presentes para a atuação de seus mandatos em defesa da Celesc Pública, bem como da reestatização da Eletrobras.

Desde os anos 80, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis e Região – Sinergia é amigo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, por entender que a Reforma Agrária é um dever do Estado e ter terra para plantar é um direito de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Dessa amizade, foram construídas grandes lutas em defesa das empresas públicas, como Celesc e CGT-Eletrosul, contra a privatização.

O MST é um movimento social, de massas, autônomo, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil. Mesmo depois de assentadas, estas famílias permanecem organizadas no MST em 24 Estados, pois a conquista da terra é apenas o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária. No encontro, foram abordadas várias pautas, como a agroecologia, formação técnica para manter o trabalhador no campo, discussão de gênero, meio ambiente, solidariedade de classe etc.

Agroecologia X Agronegócio

A Agroecologia é um movimento onde não há exploração do homem sobre o homem e do homem sobre a natureza. Já o agronegócio, por sua vez, domina a produção de insumos, de alimentos e concentra a propriedade da terra e dos rios, privatizando a natureza e tornando uma ameaça a nossa existência.

De acordo com o MST, “a nação, por meio do Estado, do governo, das leis e da organização de seu povo deve zelar permanentemente, pela soberania, pelo patrimônio coletivo, pela educação pública, e pela sanidade ambiental e de saúde pública.

É preciso realizar uma ampla Reforma Agrária, com caráter popular, para garantir acesso à terra para todos os que nela trabalham. Garantir a posse e uso da terra
para todas as comunidades originárias, dos povos indígenas, ribeirinhos, seringueiros, e quilombolas. Estabelecer um limite mínimo quanto ao tamanho da propriedade para os assentados, como forma de garantir sua utilização social e racional”.

Além disso, “é preciso organizar a produção agrícola nacional tendo como objetivo principal a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e organismos
geneticamente modificados (transgênicos) para toda a população, aplicando assim, o princípio da soberania alimentar. A política de exportação de produtos agrícolas deve ser apenas complementar, buscando maior valor agregado possível e evitando a exportação de matérias-primas. Ninguém é obrigado a ter em sua alimentação uma gota de veneno diário, e no Brasil vários agrotóxicos utilizados já estão banidos em outros países”.

O MST vem colocando em prática alguns compromissos tirados em encontro nacional, tais como o plano nacional de plantio de 100 milhões de árvores em seus assentamentos, acampamentos, praças e demais locais públicos priorizando a defesa da natureza e a construção de seres humanos saudáveis. O Sinergia se soma a este compromisso, comprometendo-se a viabilizar o plantio de mil mudas de árvores na sua área de atuação.

O MST é o maior produtor de arroz orgânico no Brasil, sendo referência mundial em agroecologia e vem fazendo pesquisas em bioinsumos, sementes mais produtivas e no plantio de produtos orgânicos.

Durante o auge da pandemia de Covid-19, catástrofes naturais e aquelas provocadas por multinacionais, como a que aconteceu em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, a solidariedade do MST se fez presente com a doação de milhares de toneladas de alimentos produzidos em seus assentamentos e acampamentos. Repartir parte daquilo que se tem e que não fara falta a si, faz parte da luta do MST contra a fome. É repartir o que se tem.

Viva o MST, rumo aos seus 40 anos de fundação!