Setor elétrico: reunião do CNE faz análise e conjuntura

Debate sobre conjuntura econômica e sindical aconteceu em Brasília

Nesta terça-feira, dia 20, representantes dos trabalhadores do setor de energia, água e saneamento estiveram reunidos em Brasília para analisar a conjuntura econômica e sindical para os próximos anos. É consenso para os sindicalistas que, pelo que vem apresentando a equipe e transição de Jair Bolsonaro (PSL), a classe trabalhadora terá muitos desafios em 2019.

A retomada das privatizações estará no centro do novo governo, pondo em risco o emprego dos trabalhadores e a realização de novos concursos públicos. Além disso, as tarifas tendem a ser reajustadas com maior frequência, reduzindo o poder de compra da população. Outra consequência da privatização será a queda da qualidade dos serviços prestados à sociedade brasileira.

No campo sindical, há preocupação com a criminalização e perseguição a sindicatos e movimentos sociais, mas que as entidades representativas dos trabalhadores terão um papel fundamental na resistência contra o desmonte do estado Brasileiro.