O Sinergia vai retornar com o projeto Meia Hora!

Eletricitários e Eletricitárias da Grande Florianópolis receberão o projeto em suas empresas

“Uma cidade é mais que viadutos, prédios, obras e quilômetros de asfalto. A praça será fria e sem vida se não tiver povo. Uma cidade só tem sentido com as pessoas. Assim como uma cidade, um sindicato é mais do que uma estrutura física. É mais do que um monte de gente reivindicando. É um espaço de incentivo e de acesso à produção de bens culturais. Um sindicato é o exercício crítico permanente, através da luta
solidária e criativa. Luta esta que nos deve fazer mais humanos e nos animar para a vida, para transformar o áspero cotidiano. Um sindicato é a capacidade de perceber estrelas e de sacudir o chão”.

Dinovaldo Gilioli O Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região – Sinergia – vem dialogando com o seguinte conceito: cultura não é só literatura, música, cinema, teatro, dança, artes plásticas.

É, também, o conjunto das chamadas “culturas populares”: o artesanato, as festas e o folclore. Mais do que entretenimento, é o modo pelo qual uma sociedade vive e dá sentido à sua própria existência. Área genuína da expressão humana, a cultura pode estimular o exercício crítico e criativo, propiciando espaços que resgatem, preservem e criem novos vínculos de solidariedade onde o ser humano se sobreponha a todas as coisas. Através da ação cultural é possível (re)afirmar a identidade de um povo e imprimir novos valores à sociedade, em busca da superação do pensamento único vigente.

E é com esse mote que a cultura se faz presente nas ações do Sinergia há quase 33 anos, mantendo a resistência e a rebeldia na arte de manter viva nossa cultura. Ter acesso à cultura, levar alegria e descontração ao local de trabalho propicia a trabalhadores e trabalhadoras um pouco de alívio sobre a carga de estresse do dia a dia, e possibilita um momento de reflexão sobre o áspero cotidiano que vivemos.

O projeto Meia Hora voltará ainda este mês em sua vigésima quarta edição. Acompanhe no instagram do Sinergia (@sinergia.sc) a divulgação dos locais, datas e horários.