Notas curtas

• Intercel e Intersul manifestam solidariedade a companheiros e companheiras da COPEL (PR), que passa por processo de privatização, apesar de o governador Ratinho Júnior (PSD) ter se comprometido em manter a empresa pública durante sua campanha eleitoral. Também se solidarizam com empregados da Equatorial Energia, de Goiás. O STIUEG, que representa a categoria, denunciou várias situações que podem configurar assédio moral, após a privatização da empresa. Em julho, o Sindicato distribuiu uma cartilha falando sobre assédio moral e como fazer a denúncia. Certas práticas se assemelham ao que empregados da Eletrobras também sofrem após o processo de privatização.

• A Intercel tem recebido questionamentos sobre a necessidade de convocação pela Celesc de candidatos aprovados em concurso público. Os Sindicatos cobram o compromisso da Empresa, a cada reunião, de repor as vagas de empregados que saíram nos PDIs. Há necessidade de contratação em diversas áreas. A Intercel aguarda a convocação do Ministério Público do Trabalho para tratar deste e de outros temas.

• Ranking do Saneamento Básico, elaborado pela GO Associados, aponta os municípios com melhores índices de acesso aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos. Dos 10 melhores municípios do país, 8 deles têm estes serviços geridos por empresas públicas: São José do Rio Preto (SP) ocupa o 1° lugar e uma empresa pública é responsável pelo serviço.

• Em assembleias realizadas na semana passada, os Sindicatos que compõem a Intersul aprovaram o encaminhamento do CNE para a realização de greve de 72h, a partir do dia 9 de agosto. A motivação é o descumprimento do ACT.