Notas curtas

  • Nos últimos dias, o presidente Lula (PT) deu declarações enfáticas sobre ações do governo federal pela retomada da Eletrobras. No último domingo, dia 7, em Nova Iorque, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), em entrevista à CNN Brasil, afirmou ver com “preocupação muito forte” os questionamentos de Lula sobre o processo de privatização da empresa. Lira argumentou que o governo Lula precisará lidar com a maioria congressual conservadora e liberal na economia. Por que Lira teme que o governo reveja o processo de privatização?

  • A Diretoria Colegiada do Sinergia volta a se reunir semanalmente, toda segunda-feira à noite (imagem ao lado). Após um período de reuniões não tão frequentes, em função da pandemia (a gestão anterior assumiu o Sindicato em abril/2020, no auge da Covid-19), a nova Diretoria Colegiada do Sindicato firmou o compromisso de se reunir semanalmente. Durante essa Colegiada são debatidos todos os encaminhamentos do Sindicato e os dirigentes de base trazem informações e reclamações da categoria.

  • Até o fechamento desta edição do Linha Viva, a direção do Sinergia seguia aguardando uma proposta de data para a primeira rodada de negociações para o Acordo Coletivo dos/as trabalhadores/as da Cerej. O pedido da primeira reunião foi feito ainda no mês de abril.

  • O pedido de criação da Frente Parlamentar Mista pela Reestatização da Eletrobras foi protocolado na Câmara dos Deputados na última semana de abril, com assinatura de 206 deputados e senadores. De SC, assinaram o pedido os deputados federais Ana Paula Lima (PT), Jorge Goetten (PL), Pedro Uczai (PT) e Zé Trovão (PL).

  • Cleicio Poleto Martins, o então presidente da Celesc que surgiu na mídia ano passado por ter “sumido” da empresa após as eleições de 2022, assumiu na semana passada como presidente da CGT Eletrosul. Que ele seja mais presente no novo local de trabalho.

  • Os Sindicatos da Intercel fazem nesta semana protocolo de correspondência para a direção da Celesc cobrando o início de negociações que estão pendentes, como a PLR 2023 e o novo Plano de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.