Mais do mesmo: Segunda rodada de negociação é uma sucessão de nãos da diretoria da Celesc

Depois de uma das piores primeiras rodadas de negociação da história, aconteceu nesta quinta-feira a segunda rodada de debates do ACT 2022/23, com a concessão da cláusula mais importante do Acordo Coletivo de Trabalho: a garantia de emprego. As velhas tentativas de pressionar os trabalhadores, entretanto, também voltaram à mesa, pois a renovação veio acompanhada de uma proposta de alteração do estágio probatório.

Em um retrocesso que evidencia a face mentirosa da Presidência da companhia, a Diretoria propôs a retomada do estágio probatório para um ano. Na negociação do ACT 2021/22, os trabalhadores conquistaram sua redução para 6 meses, corrigindo uma maldade orquestrada por uma ex-diretora. À época, a conquista veio na última rodada de negociação, com o Presidente da Celesc discursando que era amigo dos trabalhadores e compreendia a necessidade de remover a pressão que o probatório maior que o necessário exercia sobre os empregados. Por que essa mudança agora?! Simples: a Diretoria perdeu o instrumento de pressão que utilizava para impedir as mobilizações da categoria.

O ataque à conquista do probatório de seis meses demonstra o desrespeito da Diretoria aos trabalhadores e também sua forma de atuação: coagir os trabalhadores para que estes não lutem pelos seus direitos ou contestem/oponham às orientações/solicitações superiores. Trata-se da mesma tática utilizada quando a empresa, desrespeitando o ACT vigente, desconta dos celesquianos os dias de mobilização, que não aconteceriam se a Diretoria tivesse o mínimo de disposição de negociar.

Aumentar o estágio probatório se mostra uma ferramenta de assédio aos trabalhadores, já tão frequente e tratada com tanto descaso por esta Diretoria. Aliás, cabe evidenciar o papel lamentável prestado por alguns chefes regionais, que têm defendido em mesa o absurdo dessa proposta. Como celesquianos, deveriam repudiar os ataques à categoria ao invés de se prestarem ao ridículo para se segurarem nos cargos.

A segunda rodada de negociação parece ter tido exatamente a mesma tônica da primeira rodada: a Diretoria novamente aparentou não ter autonomia ou disposição para negociar. A tão aguardada mudança de rumo não veio e a empresa segue negando cada cláusula, ainda que sem justificativas plausíveis.

Ainda que a Diretoria admita a lógica e a necessidade de diversas cláusulas, se recusa a colocá-las no papel. Os sindicatos seguem aguardando uma mudança de postura na próxima rodada, em sinal de respeito a todos os trabalhadores que ajudaram a construir a pauta de reivindicações da categoria.

Em resumo, apesar da importantíssima conquista da cláusula de garantia de emprego, a partir daí a negociação foi frustrada. A empresa negou, de forma sucessiva, quase todas as cláusulas pendentes da rodada anterior e praticamente todas trazidas nessa – ainda que muitas delas tivessem pouco ou nenhum impacto financeiro.

A rodada demonstrou, claramente, como a Diretoria da Celesc desvaloriza os celesquianos. Enquanto discursa afirmando reconhecer os trabalhadores e os parabeniza pelos prêmios conquistados, atenta contra direitos e nega avanços nas reivindicações da categoria.

Neste cenário, qual o norte deste Acordo? Postados como meros fantoches, os diretores responsáveis pela negociação acabam se tornando os rostos dos inimigos dos trabalhadores, enquanto, como um ventríloquo, o Presidente da Celesc se esconde de sua responsabilidade: reconhecer os trabalhadores como principais responsáveis pelas conquistas da Celesc.

Infelizmente, o ego parece tomar conta do Presidente, que acredita ser a razão dos bons resultados da Celesc. Seu narcisismo, somado à postura submissa da Diretoria tornarão a negociação do ACT um processo de embate muito ruim para todos.

A tão aguardada mudança de rumo não veio e a empresa segue negando cada cláusula, mesmo que sem justificativas plausíveis.

Cláusulas remanescentes da Primeira Rodada:
71ª – RECICLAGEM DE ATENDENTES – Não.
72ª – SOBREAVISO VERANEIO – Não.
73ª – ADICIONAL DE E. E P. NA FUNÇÃO – Não.
79ª – ASSISTÊNCIA JURÍDICA – Não. Empresa se compromete a discutir a normativa I024-0007.

Cláusulas com pendências na Primeira Rodada:
14ª – SISTEMA ALTERNATIVO DE REGISTRO DE PONTO ELETRÔNICO – Não. Empresa se compromete
a melhorar o registro do ponto no BUV em 30 dias.
16ª – SISTEMA DE COMPENSAÇÃO – Não.
18ª – LICENÇA-PRÊMIO – Não.
19ª – DESPESAS COM ACIDENTES EM SERVIÇO E OUTRAS DOENÇAS PROFISSIONAIS – Não. Retorna.
21ª – POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEDICINA DO TRABALHO E CIPA – Aceita Parcial
67ª – ACOLHIMENTO E ADEQUAÇÃO DE PCD’s – Retorna Redação.
23ª – GINASTICA LABORAL – Aceita Parcial – Retorna Redação.

Pauta de 01/09/2022:
1ª – VIGÊNCIA E DATA-BASE – Ok.
3ª – QUADRO DE PESSOAL – Aceita Parcial. Retorna.
26ª – COMISSÃO DE RECURSOS HUMANOS – Não.
27ª – COMPROMETIMENTO COM A DIVERSIDADE E INCLUSÃO – Ok.
28ª – CONCURSO PÚBLICO – Aceita Parcial. Retorna.
29ª – INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – Sim. Redação Alterada.
31ª – COMITÊ GESTOR DA INOVAÇÃO – Ok.
32ª – VALE-TRANSPORTE – Não. Retorna.
36ª – ÁREA DE RISCO – Ok.
40ª – PROGRAMA NUTRICIONAL – Não.
41ª – LOJAS DE ATENDIMENTO – Não. Retorna.
43ª – VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE – Aceita Parcial. Retorna.
45ª – COVID-19 – Aceita Parcial. Retorna