Encontro nacional dos urbanitários

Evento da Confederação Nacional dos Urbanitários traça plano de luta contra privatizações e ameaças à soberania nacional

A Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) realizou no início da semana, em Salvador, o 10º ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários. A CNU é uma Confederação composta por Federações como a FNU, FRUNE, FURCEN e outras entidades dos setores Elétrico, Saneamento, Gás e Meio Ambiente. O encontro contou com a participação de expressivo número de trabalhadores destes setores e a presença de importantes personalidades nas mesas de debates. Foram 22 Estados representados, 32 Entidades e Organizações representadas e 109 inscritos.

A mesa sobre a Análise de Conjuntura contou com palestras de José Sérgio Gabrielli, economista e ex-presidente da Petrobras; Sérgio Nobre, presidente da CUT Nacional, e o deputado federal Afonso Florence (PT-BA). A Intersul esteve representada e participou ativamente do evento reforçando o debate sobre a privatização das empresas do setor elétrico e saneamento.

Arilson Wunsch, secretário administrativo e financeiro da FNU, disse que os urbanitários estão planejando o ano de 2020, que novamente será um ano muito difícil para a classe trabalhadora, mas principalmente para a sociedade brasileira que sofrerá os impactos das privatizações. “Nossa soberania está sendo frontalmente ameaçada com as intenções de entrega dos setores elétrico e de saneamento”, explicou Arilson.

O presidente da CNU, Paulo de Tarso, ressaltou: “temos uma certeza, a de que saímos mais fortes para enfrentar os desafios que se apresentam! E a máxima do #juntossomosmaisfortes segue fazendo história!”

Na sequencia do evento promovido pela CNU, ocorreu também em Salvador, de 22 a 24 de janeiro, o Planejamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) com vistas à Campanha Salarial de data-base 2020-2021. Neste planejamento, 6 dirigentes de entidades que compõem a Intersul estiveram presentes para debater sobre as estratégias de campanha com base na conjuntura econômica e outras análises específicas do setor elétrico.

A data base dos eletricitários que se encerra em primeiro de maio, novamente vai exigir dos trabalhadores muita vontade de lutar, união e organização para vencer os desafios impostos a toda a classe trabalhadora.