Encontro internacional da Rede Vida Viva acontece em Florianópolis

Monitores que atuam na Celesc e na CGT Eletrosul participaram do evento, que marca o vigésimo ano de atuação da Rede Vida Viva

Monitores da Rede Vida Viva da África, Ásia, Europa e América do Sul se reuniram entre os dias 2 e 4 de dezembro em Florianópolis para o 15° Encontro Internacional da Rede.

Na pauta do encontro, que acontece anualmente, além das trocas de experiências entre trabalhadores de diversas categorias profissionais, muitos debates sobre a tríade ‘vida, saúde e trabalho’. Foi discutido, por exemplo, como as empresas em todo o mundo vêm construindo na cabeça da classe operária a ideia de que os empregados não são trabalhadores, mas “colaboradores”, um “time”, para que questionem cada vez menos os cortes de direitos no meio laboral.

O tema principal do encontro deste ano foi a digitalização do mercado de trabalho e suas consequências para trabalhadores e trabalhadoras nos mais diversos cantos do mundo. De acordo com Mário Jorge Maia, o Marinho, dirigente do Sinergia e empregado aposentado da Celesc, “os mesmos enfrentamentos e tentativas de precarização e cortes de direitos da classe trabalhadora que vêm acontecendo no Brasil também estão acontecendo, um pouco mais adiantado ou com um pouco mais de atraso em outros países do mundo, como pudemos constatar aqui no encontro. É preciso criarmos ferramentas para dialogar e sensibilizar a classe trabalhadora sobre isso e pensar em formas de resistência a essa exploração”.

Este foi o 15° Encontro Internacional da Rede Vida Viva, que marca os 20 anos de existência do coletivo. De Santa Catarina, participaram monitores que atuam na Celesc e na CGT Eletrosul. Além do Encontro Internacional, nos dias 1° e 5 de dezembro ocorreram reuniões entre os participante da plataforma da Rede e os convidados internacionais.