COVID 19 – I – Intersul

Os sindicatos que compõem a Intersul, em reunião ocorrida com a direção da CGTEletrosul em 2 e 3 de julho questionaram a falta de diálogo por parte da empresa com os sindicatos desde o início da pandemia para tratar das ações a serem adotadas para prevenção da vida dos trabalhadores devido ao contágio pelo covid-2 que causa a SARS COVID-19.

Esta reunião foi marcada pela intransigência por parte da empresa em retornar com o trabalho presencial a partir do dia 6 de julho. Após amplo debate, não houve consenso, tendo a empresa mantido a posição de retornar com as atividades, mesmo tendo a Intersul se mostrado contrária a esta atitude.

Tendo sido esgotadas as tentativas de uma melhor solução para os trabalhadores e trabalhadoras pela via negocial, não houve outra alternativa a não ser o ajuizamento de ação, tendo sido solicitada Tutela de Urgência, devido ao risco de expor os trabalhadores e trabalhadoras a um cenário de caos na saúde pública devido ao alto índice de contaminação principalmente na cidade de Florianópolis onde os leitos de UTIs, chegaram a uma ocupação acima de 90% e as pessoas que necessitam ser entubadas para tratamento da SARS, já não dispõem nem mais de anestesia, devido à falta deste medicamento no sistema de saúde.

Aguardamos uma decisão favorável da justiça para que a vida dos trabalhadores, trabalhadoras, suas famílias e também do meio social onde vivem seja preservada. Enquanto não houver decisão favorável aos trabalhadores, orientamos que aqueles que se sentirem em risco, seja por problema de saúde próprio ou de familiar, questione a empresa formalmente informando a situação de risco.

COVID 19 – II – CIPAS

A Intersul tomou conhecimento da ação das CIPAS em pelo menos duas localidades, como Gravataí e Sede no sentido de solicitar à direção da empresa que não retornasse às atividades nesta semana, dados os riscos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

A solicitação da CIPA Sede, pede: “Que seja reavaliada a data de retorno do home office/teletrabalho, considerando que, neste momento, o teletrabalho, ainda é a melhor medida para garantir a preservação da vida e a saúde de seus colaboradores, familiares e de toda a sociedade.”

A Intersul, apoia as ações das CIPAS no âmbito da CGT no sentido de tentar sensibilizar a direção neste momento tão difícil onde a vida dever ser o mais importante.