CNE cobra adiantamento do 13º conforme previsto em ACT

Em documento, entidades cobram da Eletrobras o pagamento aos empregados

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), através da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), protocolou carta cobrando da Diretoria da Eletrobras o cumprimento da cláusula trigésima quinta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) – Pagamento do 13º Salário. A cláusula prevê a possibilidade de adiantamento de 50% do décimo terceiro salário até o mês de julho.

Nos últimos 5 anos a Eletrobras tem realizado o pagamento deste adiantamento, tendo estabelecido uma prática já esperada pelos trabalhadores. No documento, a FNU lembra que “o pedido do referido pagamento é uma forma de que os trabalhadores possam enfrentar as despesas de início de ano, tais como despesas com matrículas escolares, livros escolares, fardamento escolar, despesas com licenciamento de veículos, etc.”.

A federação cobra o deferimento da solicitação conforme a prática dos últimos anos, respeitando o ACT vigente e contribuindo para a satisfação da força de trabalho.