Centrais sindicais gritam na porta da Bovespa, em São Paulo: água e energia não são mercadorias!

Trabalhadoras, trabalhadores e lideranças de centrais sindicais de dez estados participaram na terça-feira, dia 14 de fevereiro, de ato em frente à Bovespa, em São Paulo, em defesa das empresas públicas de água e de energia. O ato foi convocado pelo Sintaema/SP, em virtude do anúncio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em privatizar a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

De acordo com Tarcísio, o objetivo de seu governo é usar o modelo de privatização da Eletrobras como base, reduzindo a participação nas ações da empresa, mas mantendo o poder de veto em assembleias de acionistas, o chamado “golden share”.

As lideranças presentes destacaram a necessidade da união em defesa de empresas públicas, como Sabesp, Celesc, Casan, entre outras. Pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), Fabíola Latino Antezana fez uma fala destacando a solidariedade dos eletricitários com a luta dos companheiros da água e do saneamento e a necessidade urgente da reestatização da Eletrobras.

Também foi destacado, pelas lideranças presentes, que empresas de água e energia não podem visar o lucro, o mercado, mas devem ter como objetivo a prestação correta à população com preços de tarifas módicos, acessíveis.

Participaram do ato, ainda, lideranças políticas como o ex-Senador e Deputado Estadual eleito, Eduardo Suplicy (PT/SP), a vereadora Luana Alves (PSOL/SP) e os deputados estaduais eleitos Emídio de Souza (PT/SP), Guilherme Cortez (PSOL/SP) e Ediane Maria (PSOL/SP).