Celesc: Sindicatos da Intercel fazem percorrida na base para entregar pré-pauta do ACT 2022/23 e informar a categoria sobre plano de saúde

Empresa deu por encerradas as negociações na terça-feira, dia 14/06

Os sindicatos da Intercel estão percorrendo nesta semana os postos de trabalho na Celesc para entregar à categoria o livreto da pré-pauta do ACT 2022/23. Na pré-pauta, já constam as datas das Assembleias Regionais (04 a 07 de julho) e da Assembleia Estadual, que acontecerá em 06 de agosto, em Jaraguá do Sul. É importante a participação de toda a categoria nas duas Assembleias. Para a Assembleia Estadual, os sindicatos disponibilizarão ônibus para facilitar o deslocamento dos trabalhadores.

Também na percorrida desta semana, a Intercel está atualizando os trabalhadores sobre as negociações do Plano de Saúde. Conforme divulgado para a categoria no Boletim da Intercel n° 179, no último domingo, os sindicatos apresentaram aos representantes da diretoria da empresa um parecer jurídico que indica não ser possível as entidades sindicais negociarem e abrirem mão de um direito que consta no contrato de trabalho das pessoas admitidas até abril de 2013.

A empresa, demonstrando ignorar o fato, e sem dar uma resposta concreta a este questionamento, exige que as assembleias sejam feitas com a proposta dessa forma. De maneira intransigente, só aceita negociar se tal fato for ignorado pelos sindicatos, o que demonstra que a preocupação da empresa nunca foi com a saúde dos trabalhadores, mas somente em reduzir o passivo atuarial.

A resposta da categoria à intransigência da Celesc precisa ser de união e disposição pela luta. Mais de 600 trabalhadores não têm hoje o plano de saúde. É preciso que todos estejam engajados nessa conquista. A empresa, mais uma vez, parece querer fazer a disputa e apostar na desunião, jogando novos trabalhadores contra aqueles que têm mais experiência e aposentados. A resposta que precisa ficar clara é que a categoria não aceita divisões e que todos estarão unidos em mais esta luta.