Categoria aprova paralisação em defesa do plano de saúde

Manifestação acontecerá na quarta-feira, dia 29/06

Na última semana, os sindicatos da Intercel percorreram os postos de trabalho na Celesc para conversar com a categoria sobre a negativa da empresa em seguir negociando o Plano de Saúde. Uma paralisação foi aprovada para acontecer nesta quarta-feira, dia 29 de junho, durante todo o dia.

Ao longo do último ano, os sindicatos construíram uma alternativa que, não só é boa para a categoria, como também é boa para a empresa. Infelizmente, a Diretoria da Celesc não reconhece o valor dos(as) trabalhadores(as), apresentando uma proposta que ataca direitos consolidados de forma ilegal.

Pior: pressiona a categoria a aceitar um ataque que abre caminho para a privatização, afirmando que não debaterá mais a criação do novo plano de saúde com os sindicatos, caso os(as) trabalhadores(as) não aceitem o ataque aos seus direitos. Esta postura demonstra que a constante propaganda da Diretoria de que preocupa-se com os(as) celesquianos(as) não passa de um discurso vazio de quem, às custas da vida dos trabalhadores, busca retirar direitos e privatizar a Celesc.

Diante disso, nas concentrações feitas pelos sindicatos da Intercel na Celesc em todo o estado, a categoria decidiu dar uma resposta bastante direta à Diretoria da empresa: se querem paralisar as negociações e impor uma proposta goela abaixo, a categoria também paralisará.

As assembleias em todo o estado foram bastante participativas durante toda a semana. Os(as) trabalhadores(as) entendem a importância e a necessidade de que, principalmente os empregados mais novos, tenham a segurança de um Plano de Saúde que seja confiável. Todavia, a proposta precisa ser sustentável a longo prazo e, principalmente, tem de estar de acordo com a legislação vigente – o que, pelo parecer encaminhado pelos sindicatos da Intercel à Diretoria da Celesc, não ocorre.

Os sindicatos da Intercel seguem dispostos a negociar com a Diretoria e reafirmam a necessidade de avanços e de consolidação da criação da nova modalidade de Plano de Saúde, para que os(as) trabalhadores(as) sejam valorizados(as) e continuem a atender o Estado de Santa Catarina com responsabilidade e qualidade, promovendo o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.

Assim, nesta quarta-feira, dia 29 de junho, conforme deliberado pela maioria dos trabalhadores presentes nas concentrações na última semana, a Celesc paralisará suas atividades, atendendo somente os serviços essenciais de campo, que serão mantidos de forma voluntária pelos(as) trabalhadores(as), reforçando o compromisso com a população catarinense.

Os sindicatos da Intercel seguem dispostos a negociar com a Diretoria e reafirmam a necessidade de avanços e de consolidação da criação de nova modalidade de Plano de Saúde.