Candidato a governador Esperidião Amin assina carta compromisso em defesa da Celesc pública

Amin foi o quarto candidato ao governo de Santa Catarina a assinar o compromisso

O candidato a governador Esperidião Amin (Progressistas) foi o quarto candidato ao governo de Santa Catarina a assinar a carta compromisso em defesa da Celesc Pública. Amin assinou o documento na sede da APCELESC, em Florianópolis, e estava acompanhado de assessores e do candidato ao Senado pela sua coligação, o deputado estadual Kennedy Nunes (PTB).

Durante a assinatura, o candidato ao governo lembrou que a Celesc foi a primeira empresa do País a ser enquadrada no nível 2 de governança da Bolsa de Valores de São Paulo. E que, depois disso, a trajetória da empresa ao longo dos anos “não foi uma linha reta, perfeita, mas que havia um compromisso saudável com a eficiência, com a transparência, com a governança”. E que, a partir desse enquadramento, quando “houveram erros, eles eram facilmente denunciáveis e detectáveis”. O Senador também registrou o reconhecimento pela ANEEL pela competência dos serviços da Celesc entre as empresas de energia no Brasil.

Ao assinar a carta, Amin pediu que fossem feitas duas considerações, que ele fez questão de registrar para a Intercel: “eu tenho esse compromisso de dar transparência, critério, respeito ao resultado, tudo aquilo que faz parte da governança, dando sequência ao esforço traduzido pela circunstância da Celesc ter sido guinada à condição de empresa inscrita no nível 2 de governança”.

A outra consideração, que ele afirmou ter ouvido nas andanças pelo estado, não são críticas quanto à sua eficácia ou eficiência, mas quanto à visibilidade de atendimento, citando como exemplo a tentativa do governo de levar a Regional de Criciúma para Tubarão e todo o processo de retirada de Agências Regionais feita pela administração atual.

E que as queixas que tem ouvido são quanto a demora da diretoria a dar respostas rápidas para as necessidades do estado: “a diretoria se amarrou muito para dar uma resposta à estação de Botuverá, por exemplo. A indústria têxtil está crescendo e é uma compradora de energia. Sem energia, não se instala uma fábrica nova”.