Assembleias do ACT 2024/2025 na CGT Eletrosul ocorrerão entre dias 14 e 22/02

INTERSUL CONVOCA CATEGORIA A PARTICIPAR E CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DA PAUTA DO ACT

A Intersul convoca a categoria eletricitária de Santa Catarina da base CGT Eletrosul a participar das Assembleias de Construção da Pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025.

De acordo com Cecy Maria Martins Marimon, representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e dirigente do Sinergia, “as Assembleias ocorrerão entre os dias 14 e 22 de fevereiro. As informações completas sobre dias, locais e horários das Assembleias serão divulgados por Boletim específico e, também, nas redes sociais dos
Sindicatos que compõem a Intersul”.

Cecy faz um apelo pela participação expressiva da categoria: “nós precisaremos de mobilização e muita força da categoria para manter os nossos direitos e conseguir avançar nas cláusulas econômicas e sociais. Essa será a primeira negociação com a direção da Eletrobras totalmente privatizada e é preciso demonstrar nossa união para
conseguirmos conquistar esses avanços tão desejados pela categoria”.

De acordo com o Boletim do CNE de 06 de fevereiro, “a participação da categoria na pesquisa divulgada pelos sindicatos foi fundamental para dar o norte nas prioridades da campanha. Como já era imaginado pelo CNE, apesar de todo o assédio moral e clima corporativo/organizacional apontados como ruim/péssimo, não retiraram a disposição de mobilização e de luta da categoria eletricitária.

As diversas sugestões e comentários enviados apontam a necessidade de que a Eletrobras privada coloque em prática seu discurso e valorize seu quadro de pessoal, fazendo jus ao seu belo discurso de perseguir metas de ESG, que inclui o ESG social. O discurso para fora é de buscar melhores práticas de mercado no quesito pessoal, com preocupação com seu quadro de pessoal, mas o que se constata é que o discurso é da porta para fora. Internamente, a categoria eletricitária quer respeito e dignidade para poder executar seu trabalho”.

Medidas administrativas como a adoção de valores de diárias abaixo das práticas de mercado (quando comparadas com outras empresas do setor), carga de trabalho alta pela falta de quadro de pessoal, falta de treinamento adequado, causando temor na operação de suas funções, pressão e assédio moral por parte da gestão da empresa causando insegurança e adoecimento da categoria, a falta de informações claras e objetivas foram alguns dos relatos de Norte a Sul do País.

Podem participar das Assembleias de Construção da Pauta do ACT trabalhadoras e trabalhadores associados ou não aos sindicatos da Intersul. A filiação, contudo, é mais uma forma de fortalecer a luta e ajudar na construção de um bom Acordo Coletivo.