Arte, reconhecimento, debate e cultura nos 15 anos do Portal Desacato

Para marcar o aniversário de 15 anos, hoje, dia 25 de agosto, o Portal Desacato vai instituir e entregar o Prêmio Gustavo de Lacerda ao jornalista e ilustrador Frank Maia (in memoriam) e ao jornalista e ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Valdir Cachoeira, em reconhecimento aos serviços prestados à classe trabalhadora. Será às 14 horas, no auditório da APCelesc, com a introdução do historiador Fábio Garcia. Bruno Barbi é o autor das aquarelas que serão presenteadas e retratam o negro, florianopolitano, fundador da primeira Associação Brasileira de Imprensa, cuja sede ainda está ativa no Rio de Janeiro, 100 anos depois.

Às 15 horas, ainda no auditório da APCelesc, as Mulheres do SlamCruz&Sousa abrem o debate “A Mulher na Mídia Independente”, coordenado pela comunicadora indígena, Ingrid Sateré Mawé. Serão palestrantes: Cristina Serra, jornalista e colunista do UOL e ex-repórter do JN em Nova Iorque; Vanessa Martina Silva, jornalista da Comunica Sul; e a comunicadora social e sindicalista, Elenira Vilela.

O jornalismo independente e contra hegemônico no Brasil é condenado pela assimetria dos recursos públicos não investidos nele e que só beneficiam a mídia comercial tradicional. Os resultados dessa condenação à miséria impõem desafios adicionais para as jornalistas e comunicadoras, que se agravaram no governo Bolsonaro. Aumento das agressões, do desemprego, da precarização dos contratos são apenas algumas das consequências que impactam mais as mulheres que se dedicam ao jornalismo independente. Elas são o alvo preferencial do presidente Jair Bolsonaro. Mas, também nas redações e nas escolhas das empresas da mídia tradicional são discriminadas por padrões de beleza, tamanho e sotaques.

A partir das 18h30, a programação segue no Museu Histórico Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, com o evento cultural e artístico que contará com a presença de Acorda Em Si, Marcoliva, Alegre Corrêa, Charles Espíndola e Africatarina. Será o primeiro evento presencial do Portal Desacato, desde novembro de 2019, e vai celebrar a existência do mais antigo e resistente veículo da mídia independente de Santa Catarina.

15 anos do Portal Desacato
25 de agosto de 2022
Entrega do Prêmio Gustavo de Lacerda, às 14hs, auditório da APCelesc (Avenida Hercílio Luz, 639, Edifício Alpha Centauri, 12º andar,
Centro/Florianópolis)