Clima & Trabalho

Os(as) trabalhadores(as) estão na linha de frente da crise climática. À medida que o mundo é afetado pelo aquecimento global, que surgem problemas – e quais os empregos e setores de atividade que estão ameaçados ou devem mudar?

As alterações climáticas aumentaram as condições extremas – secas, inundações diversas e furacões frequentes – que já estão mudando a experiência humana, especialmente no campo do trabalho. Assim, usar o trabalho para discutir as mudanças climáticas pode ser uma poderosa ferramenta de envolvimento, já que uma certeza na vida da maioria dos adultos neste planeta é a relação com o trabalho. Apesar da ubiquidade e da importância da interligação entre crise climática e direitos dos/as trabalhadores/as, e quão central ela é para as relações humanas, tal interação ainda é pouco estudada e, principalmente, subavaliada globalmente.

O modelo ultrapassado que busca combinar desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente, apresentar nos meios de comunicação social de grande difusão e fomentado por partes interessadas da indústria, é outro obstáculo importante a ser enfrentado na relação entre mudanças climáticas e trabalho. Além disso, a complexidade desse tema, na sua multi e interdisciplinaridade, torna a sua comunicação para uma sociedade multifacetada e complexa.

Uma pesquisa realizada pelo Pulitzer Center, com especialistas em alterações climáticas e representantes laborais em todo o mundo, mostra que, apesar das alterações climáticas, tiveram um efeito profundo nas questões que tiveram os/as trabalhadores/as internacionalmente, a comunicação social tem falhado em reportar a complexidade dessas relações.

Intersecções críticas – incluindo a distinção de gênero, a perda de meios de subsistência tradicionais e uma transição justa para a energia limpa – ainda precisam de ser totalmente exploradas numa escala global e também em debates públicos e acadêmicos.

Promover o diálogo entre o público, a comunicação social e as comunidades universitárias, incluindo uma forte representação de diversas vozes, é fundamental para preencher tais lacunas.

O Pulitzer Center — em parceria com o CES (Centro de Estudos Sociais) e a FEUC (Faculdade de Economia) da Universidade de Coimbra (Portugal), através do OSIRIS (Observatório de Risco), ECOSOC (Oficina de Ecologia e Sociedade) e do Programa de Doutoramento em Pós-Colonialismo e Cidadania Global — realizará uma conferência que, durante dois dias, vai tratar da ligação entre as mudanças climáticas e o mundo do trabalho.

Mais informações no link: https://pulitzercenter.org/climatelabor2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.