Vicente do Espírito Santo Presente!

por Marcos Caneta Ruffino,
membro do Instituto Liberdade e Escola Olodum Sul

O instituto liberdade teve o prazer de conhecer e conviver com o Vicente. Homem negro, alto, forte e defensor das questões do negro no brasil.

A história do Vicente se confunde com a luta do movimento negro de Santa Catarina, por várias questões, uma delas e talvez a mais importante, foi o caso de sua demissão da Eletrosul por questões raciais.

O instituto liberdade participou ativamente, juntamente com outras instituições do movimento negro, pela sua readmissão na Eletrosul.

Tive o prazer histórico de receber das mãos do cineasta Joelzito na cidade de São Paulo e trazer para santa Catarina, os cds do documentário a “Exceção é a Regra”, que retrata a história da demissão e readmissão do Vicente, depois de uma batalha judicial.

A vitória na justiça do trabalho, naquele momento, decisão inédita no país, abriu inúmeras possibilidades para casos iguais ou parecidos e deu ao movimento negro organizado visibilidade e projeção na luta antirracista.

Por fim, a vida de luta, de trabalho e de respeito que a figura do Vicente do espírito santo nos passava, acabou por nos deixar um legado de honestidade, liderança e perspectiva de conquistas de outras vitórias sobre o racismo e discriminação racial.

O Vicente do Espírito Santo continua sendo uma referência para os militantes do movimento negro de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.