2021: Entre avanços e retrocessos, sobrevivemos!

Mensagem de fim de ano dos sindicatos da Intercel e da Intersul

O ano de 2021 não foi fácil para os eletricitários catarinenses. Além das perdas inúmeras de amigos, familiares e colegas de trabalho para a pandemia da Covid-19, ainda tivemos que lutar contra ameaças de perdas de
direitos, o arrocho salarial e para sobreviver diante da inflação em alta e dos preços absurdos de itens básicos,
como comida, gás, energia, gasolina e todos os seus reflexos.

Nas empresas públicas de energia elétrica, a luta contra as privatizações foi uma constante. Se na Celesc as
ameaças são, a cada dia, mais escancaradas, na CGT Eletrosul, não houve um só dia de descanso: o governo
Bolsonaro, aliado a grandes grupos empresariais com interesses escusos, colocou o processo de privatização em
prática – e não houve quem o freasse, ainda que sindicatos, partidos políticos, associações e entidades inúmeras
tenham denunciado as irregularidades no processo.

Até mesmo o Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo do governo federal e auxiliar do Congresso Nacional na missão de fiscalizar a execução orçamentária e financeira do país, foi pressionado para levar adiante o processo, mesmo com todas as denúncias. Essa luta seguiu até às vésperas deste Natal e continuará durante boa parte do próximo ano. A guerra não acabou.

Mas a mensagem que queremos deixar no apagar das luzes de 2021 não é de tristeza. Se chegamos até aqui
e estamos lendo esta edição de fim de ano do Linha Viva, é porque somos vitoriosos. Sobrevivemos ao coronavírus. Sobrevivemos a todos os ataques. E tivemos avanços, também, é preciso registrar, em Acordos Coletivos de
diversas empresas – na Celesc, um dos melhores Acordos Coletivos de todo o Brasil.

Não podemos perder a esperança e a disposição de lutar. Os sindicatos da Intercel e da Intersul convidam você,
trabalhador, você, trabalhadora, a se levantar e a se juntar às lutas neste novo ano que inicia. É somente com a
nossa união e com a nossa força que conseguiremos avançar em direitos, barrar retrocessos e ajudar a construir
um País mais justo e igualitário.

No Linha Viva desta semana – o último do ano – você revê inúmeras imagens das lutas e da realidade dos
trabalhadores eletricitários catarinenses em 2021.

Avante, eletricitários e eletricitárias de Santa Catarina!

Um feliz Natal e um combatente 2022!