CGT Eletrosul: Retomada dos processos de conciliação sobre PLR 2021 e ACT específico

Acordo da PLR entre CNE e Eletrobras pode ser fechado no TST

O processo com pedido de mediação da PLR 2021, que havia sido suspenso por decisão do TST, foi oficialmente retomado pelo Ministro Vice-Presidente do órgão, a pedido das partes. O Ministro já efetuou o despacho e designou a audiência de conciliação para o dia 23 de novembro.

Os contatos realizados pelo CNE com interlocutores da Eletrobras dão o indicativo de que o Acordo possa ser fechado nesta audiência, resolvendo de vez o impasse da PLR 2021, em moldes muito parecidos com a proposta de conciliação que já havia sido apresentada pelo TST e que foi aprovada pelos trabalhadores, mas que naquela oportunidade houve resistência da Eletrobras. Todavia, as bases para fechamento e a confirmação do acordo só vão se dar na referida audiência do dia 23.

A mediação que busca a conciliação entre a Intersul e a CGT Eletrosul no ACT Específico também avançou. A juíza auxiliar do TST por duas oportunidades ouviu as argumentações dos dirigentes sindicais da Intersul em audiências unilaterais.

Também já ouviu as considerações da CGT Eletrosul em outra audiência unilateral. A expectativa é que nos próximos dias seja marcada a audiência bilateral de conciliação com a presença simultânea dos representantes dos Sindicatos e da Empresa, quando a juíza deverá apresentar sua sugestão de conciliação que pode, caso aceita pelas partes, significar o fim do conflito e o fechamento do ACT Específico ainda pendente entre Intersul e CGT Eletrosul.