Pendente: Intersul busca tratar da renovação do ACT Específico

Compartilhe este conteúdo

Assembleia aconteceu em 8 de outubro CGT Eletrosul é única do sistema Eletrobras que ainda não renovou o acordo

Desde o final das negociações nacionais do ACT com a Eletrobras, continua pendente de assinatura a renovação do ACT Específico da CGT Eletrosul. Embora a Holding tenha se comprometido com os trabalhadores e orientado às suas subsidiárias a renovação dos Acordos Específicos, a CGT Eletrosul apresentou à Intersul uma versão absolutamente incoerente para a renovação do ACT.

A Interpretação da Empresa para a renovação chocou-se frontalmente com o entendimento das entidades sindicais pois, ao contrário do que orientou a Eletrobras, a proposta da CGT Eletrosul reduz benefícios e direitos perfeitamente estabelecidos no ACT Específico e que até agora só não estão devidamente renovados graças à intransigência da Diretoria da CGT Eletrosul. Impressiona a disposição da CGT Eletrosul em atender prontamente as orientações da Holding quando estas vão no sentido de diminuir vantagens, direitos ou, de algum modo, impactar negativamente a vida dos trabalhadores.

Por outro lado, quando a orientação vem para garantir um benefício ou favorecer, de alguma forma, aos trabalhadores, a CGT Eletrosul resiste e não poupa esforços para se contrapor ao interesse dos trabalhadores ou das suas entidades representativas.

Em mais uma tentativa das entidades sindicais de construir o consenso para a renovação do ACT Específico, e após nova recomendação da Holding para a realização destas tratativas, outra reunião entre a direção da empresa e os dirigentes sindicais foi marcada para o dia 13/10/2021 – após o fechamento desta edição do Linha Viva. Os desdobramentos serão informados oportunamente nos boletins da Intersul.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *